Telefone:

(11) 3803-9335

(11) 99410-8841

(11) 7663-4656

(11)2614 0726

Fechar
Como escolher um instrumento musical?

Como escolher um instrumento musical?

Postado por: escola-infinity - 16 de novembro de 2017

Muita gente ama música e deseja ter uma relação mais próxima com esse universo aprendendo a tocar algum instrumento específico. Porém, surge nessa hora um questionamento importante: qual instrumento escolher? São muitas as possibilidades, já que há diferentes famílias de instrumentos: instrumentos de cordas, instrumentos de teclas, instrumentos de sopro e instrumentos de percussão. Cada um possui um timbre e uma maneira diferente de produzir o som. Sendo assim, alguns itens precisam ser levados em consideração na hora de escolher o instrumento para estudar. Confira:

Gêneros de preferência

O gosto pessoal do aluno é muito importante para descobrir qual instrumento musical é mais adequado para ele. Por isso, vale a pena refletir sobre os estilos musicais preferidos, para que seja escolhido um instrumento que possibilite que o aluno sinta prazer ao tocá-lo. Para quem gosta de rock, a guitarra e a bateria são ótimas opções. Já para quem ama música erudita, o violino e o piano são instrumentos mais apropriados.

Recursos financeiros

Também é preciso ressaltar que estudar alguns instrumentos pode representar maiores gastos do que outros. Aprender a cantar ou a tocar violão é mais acessível, já que não envolve instrumentos caros. Em contrapartida, a bateria e o piano, por exemplo, são instrumentos
mais caros e, além disso, exigem manutenção frequente. Por isso, também é importante analisar o aspecto financeiro antes de escolher o instrumento musical para não ter problemas mais tarde.

Disponibilidade de tempo

Para aprender a cantar ou a tocar algum instrumento, é fato que é preciso dedicar algum tempo no dia a dia para o estudo e prática. Contudo, o tempo de aprendizagem varia de um instrumento para outro. Para quem não dispõe de muito tempo ou tem ansiedade em já sair produzindo algum som interessante nas primeiras aulas, o violão e a bateria são opções mais práticas. O saxofone, porém, demanda mais tempo simplesmente para conseguir produzir algum som, o que exige mais paciência por parte do aluno, pois levará algum tempo até que domine as técnicas do instrumento e consiga produzir música de qualidade.

Traços individuais de personalidade

Além dos recursos de que você dispõe para investir no estudo musical e de seu gosto pessoal, os traços de sua personalidade também podem indicar um caminho interessante na hora de escolher um instrumento. A bateria, por exemplo, exige mais energia, disposição e intensidade na hora de tocá-la. Se você é naturalmente uma pessoa mais enérgica e ativa, a bateria pode ajudá-lo a se expressar e desenvolver concentração. Em contrapartida, a flauta é um instrumento que produz um som mais suave, exigindo mais tranquilidade e calma nas performances.

Para quem tem dúvidas, uma dica interessante é selecionar alguns instrumentos que cogita aprender e realizar aulas experimentais. Assim, de um modo prático, fica mais fácil perceber qual é o instrumento com o qual o aluno possivelmente terá maior afinidade.

Fale com a Gente

Rua Aurélia, 668 - Lapa - São Paulo - SP

2 vagas de estacionamento para alunos

(11) 3803-9335 / (11)2614 0726

(11) 99410-8841 / (11) 7663-4656

escolainfinity@escolainfinity.com.br





  • WhatsApp