Telefone:

(11) 3803-9335

(11) 99410-8841

(11) 7663-4656

(11)2614 0726

Fechar
A importância da música na infância

A importância da música na infância

Postado por: escola-infinity - 16 de novembro de 2017

Aprender música é uma atividade prazerosa. Seja para um objetivo de profissionalização ou simplesmente como um hobby, muitas pessoas procuram escolas de música para aprender a cantar ou dominar as técnicas para tocarinstrumentos corretamente.

A musicalidade faz parte da história da humanidade. O homem pré-histórico já tocava tambores em rituais e festividades especiais. Hoje em dia, há uma diversidade de instrumentos e estilos musicais para agradar a todos os gostos. O que é impossível é alguém ficar imune à música.

Desde cedo

A exposição da criança à música desde cedo provoca a sua sensibilização à arte e à cultura. Isso faz com que ela futuramente tenha mais facilidade para aprender a tocar seu instrumento favorito. Adquirindo as primeiras noções de tempo e ritmo e reconhecendo os diferentes tipos de som, a criança treina sua audição e desenvolve o gosto pela música. Além disso, essa fase pode revelar talentos a serem aprimorados com o passar do tempo.

Habilidades sociais

Como a música torna a criança mais sensível à arte e à cultura, ela compreende melhor o mundo que a cerca. Isso a torna mais sociável e afetiva, melhorando inclusive as habilidades de comunicação das crianças mais tímidas, que encontram na música um meio de se expressar.

Habilidade com as palavras

O contato constante com a música pode despertar na criança mais facilidade para ler e escrever. As atividades com música também desenvolvem sua concentração e sua criatividade – quem sabe isso não signifique o surgimento de um futuro compositor?

Conhecimentos matemáticos

Compreender ritmos e os mecanismos de funcionamento dos instrumentos musicais ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de memorização – competências que facilitam o aprendizado da matemática.

Desenvolvimento de valores

Há aulas de música em grupo que estimulam o aluno a desenvolver as competências necessárias para trabalhar em equipe, o que é importante inclusive para as bandas, pois os seus componentes precisam estar em harmonia. Isso permite que as crianças aprendam o valor da persistência, da disciplina, da paciência, da dedicação aos objetivos e da responsabilidade.

Autoestima

Por fim, ao identificar seus progressos, por pequenos que sejam, a criança percebe que é capaz de desenvolver seus potenciais. Isso a torna mais segura e autoconfiante, o que eleva sua autoestima. Mesmo que a criança não tenha interesse em se profissionalizar na música, o
desenvolvimento das competências citadas com certeza a auxiliará na área em que desejar prosseguir, sem contar em sua própria vida pessoal.

Fale com a Gente

Rua Aurélia, 668 - Lapa - São Paulo - SP

2 vagas de estacionamento para alunos

(11) 3803-9335 / (11)2614 0726

(11) 99410-8841 / (11) 7663-4656

escolainfinity@escolainfinity.com.br





  • WhatsApp